Desenho: Como fazer tecido semi-realista?

Olá, pessoal <3 Como vocês estão? Espero que bem. Finalmente comprei meu querido álbum, EXODUS <3 Estou pensando em trazer um post de review do álbum, o que acham?
Não tenho muito assunto para o primeiro parágrafo, então vamos direto ao assunto do post... Como fazer tecido semi-realista. Acho que a maioria de vocês sabem, eu trabalho com desenho e ilustração profissional e tenho muuuuita vontade de ensinar o que sei. Quero muito dar aula em algum curso qualquer de desenho, mas enquanto não realizo esse sonho, ensinarei minhas técnicas a vocês <3 
Bom, já havia feito esse post no meu antigo Blog que abordava somente sobre desenho, Color. E para não perder conteúdo estou trazendo para cá <3

Usarei como referência o Jungkook do BTS. Será um tutorial muito simples, mas espero que gostem ( ̄▽ ̄人)


 Com um lápis 6B marque bem a área de sombra do desenho e esfume levemente com um esfuminho.
*Não precisa ser esfuminho. Pode esfumar com o dedo ou com um cotonete mesmo.


  Com um pincel de desenho (ou esse coiso de passar maquiagem) passe sombra preta por toda a área do tecido para uma cor mais forte e com mais aparência de pano. Passe mais nas áreas de sombra. 
Não é necessário usar apenas a maquiagem, use lápis 6B e 9B e esfume. Risque algumas partes com lápis HB e esfume de qualquer jeito para parecer tecido.
 Esses são os materiais que estou usando junto com a sombra preta e como está ficando.
 Esse foi meu resultado (´・ω・`) A qualidade da imagem está realmente péssima, mas acho que dá para ver como ficou mais ou menos.

36 comentários:

  1. Ai mdssss. Primeiramente: ola, estou bem ^^ e você? Acho que você deveria sim fazer um review, ia ser bem legal.
    Agora sim eu posso pirar né? Você desenha? SCRRR, meu sonho é aprender a desenhar sabia? Não né, claro. Mas agora sabe auhsau
    Achei super legal e pareceu bem fácil, mas se eu tentasse fazer ia ser uma derrota uash n sou boa nisso.
    Kissus ♥
    http://ptrasdeumsorriso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3 Estou bem também. Ok, farei.
      ASDFGHJKLASDFGH Obrigada <3
      É bem simples mesmo. Se tentar sei que aprenderá, com certeza ヽ( ・ω・)ノ

      Excluir
  2. Oi Rafa, tudo bem? Sério que você comprou o EXODUS? Ai meu Deus, poderia ter comprado 2 pra me dar um de presente KKKKKK ~brincs, não tô com muito dinheiro e tô doidinha por esse álbum :( pode fazer uma review, sim!

    MANON SOCRRO VOCÊ DESENHA ♥♥♥♥♥♥ sempre quis desenhar, vou começar o curso esse ano, porque eu nunca consegui fazer nada além dos pauzinhos KKKKKKKKKKK, mas sério, esse desenho ficou lindo, ainda mais com o sexy do Jungkook <3 eu sempre quis saber como que o pessoal que desenha faz esses esfumados, eles que dão "vida" pro desenho, né? Super legal e até pareceu fácil, mas antes de fazer o esfumado eu precisaria de um desenho bonito, qq.
    E pode postar mais tutoriais ensinando essas suas técnicas, viu? Principalmente pra iniciantes como eu -qq;

    Com carinho, Thai. {henndrauhl}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisinha que eu esqueci de falar, aceita afiliação? <3

      Excluir
    2. Olá <3 Sim, comprei <3 Estou muuuuito feliz <3 ASDFGHJKLAS Gostaria de comprar dois, mas mal tinha dinheiro para um (ノД`)・゜・。
      Que legal <3 Sempre quis fazer curso.
      Obrigada <3 Jungkook é muito lindo, MDS <3 Sim, sim. É o que dá volume e profundidade para o desenho (≧▽≦) Mas cada um faz da forma que acha melhor. Eu prefiro fazer com esfuminho, alguns preferem usar o próprio dedo... Não há regras (≧▽≦) É bem fácil, né? ASDFGHJKL
      Ah! Pode deixar, trarei mais em breve <3

      Excluir
    3. Ah! E já te coloquei na elite (≧▽≦)

      Excluir
  3. Respostas
    1. QUE DESENHO DIVO GSUIS *OOO* AHAUSHUASHS. Não sabia que desenhava, Rafa! E desenha tão bem! Fiquei impressionada com o desenho semi-realista. Ficou muito divo!!! ~E eu que só sei desenhar bonequinhos de palito sem roupa T^T -q~
      Beijos da Ali ~ chandeli-er.blogspot.com ♥

      Excluir
    2. Ah, e ficou mais divo ainda por causa do Jungkook <3
      O conheço pouco, mas ele é um gatenho @w@ -qq

      Excluir
    3. ASDFGHJKLASDFGHJKLASDFGH Obrigada, Ali <3
      Jungkook é muito lindo <3

      Excluir
  4. Manda ver, adoro ler reviews!! XD
    Já disse que Adoro quando você nos presenteia com essas postagens? <3
    Estou tentando melhorar o meu sombreado, você nem imagina a dificuldade que tenho para desenhar as mãos dos personagens. Quero desenhar um dos meus "crushs" made by rabiscos, mas como proceder se nem consigo desenhar os dedos? XD SOCORRO
    HAUSHEUAHUSHEA'
    Beijinhos, Usagi.

    http://bunny--days.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (≧▽≦)
      Haha, sério? Achava que poucas pessoas gostavam dessas postagens asdfghjk Fico feliz <3
      Mãos não são de Deus 。゚(゚ノД`゚)゚。 É difícil desenhá-las, mas quando pega o jeito fica fácil. Digamos que eu não peguei muito o jeito, haha.

      Excluir
  5. Que sorte, o seu EXODUS já chegou! *O* Espero uma review <3
    Adorei o tutorial e as técnicas que utilizaste, o resultado ficou impecável! *^*

    fume,
    sleepy-deer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Primeiro, tudo bem amor? TO APAIXONADA nesse desenho, o resultado ficou incrível, uma pena que eu não sei fazer, nem penso em tentar fazer porque sei que vai ficar uma bosta! O seu blog ta muito fofo, segui ele amor ♥
    yanshrun.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Ah! Tenta. As minhas primeiras tentativas foram horríveis, mas é errando que se aprende, certo? (≧▽≦) Tente sim, moça.
      Ah! Obrigada <3

      Excluir
    2. Eu vim aqui falar que tentei e foi pior que uma merda Rafa hsuahsauhsa
      http://yanshrun.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Ah! Sério? Não diga isso. Não tive a oportunidade de ver o resultado, mas aposto que deve ter ficado ótimo (≧▽≦)

      Excluir
  7. Acabei de conhecer o blog, e já estou adorando. Que desenho mais perfeito, parabéns mesmo, quem dera eu ter esse talento.
    AWKWARD

    ResponderExcluir
  8. Garota, você desenha muito bem ;aaaa; o Jungkook ficou perfeito, e suas técnicas são muito boas, adorei! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco, você se dará muito muito bem como professora de desenho <3

    E tem uma tag para você lá no meu blog, hehe
    Você merece muito mais, sua linda. Seu blog é maravilhoso!
    E te indiquei uma tag lá no blog <3

    http://gee-time.blogspot.com.br/2015/05/tag-i-love-animes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Ah! ASDFG Que fofa (≧▽≦) Muito obrigada <3

      Ah! Responderei. Agradeço novamente <3

      Excluir
  9. Olá Rafaela, estou de boas e você?
    MENINA E COMO ASSIM TU COMPROU EXODUS, GURIA MEU PAI DO CÉU! Aceito sim um review *-*, socorro. Queria tanto comprar esse álbum, mas olha, dinheiro é o que mais tá faltando pra mim KKKK

    Gente, eu amo desenhar, mas só sei mais fazer estilo mangá sabe? Sempre quis tentar fazer um realista, mas tenho preguiça só de pensar em fazer todos aqueles detalhezinhos ;-;. Ah, e teu Jungkook tá muito show *---*, adorei o efeito semi-realista! Futuramente tentarei seguir seus passos USHUS. Me deu vontade de desenhar agora e-e

    Adorei o resultado!
    Esperando por outros tutoriais assim *-*
    Beijinhos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3 Estou bem.
      ASDFGHJKL Foi a sorte. Ok, farei o review logo que possível.
      Eu também amo <3 Desenho mais em estilo mangá como você. Comecei a fazer em estilo realista no fim do ano passado (≧▽≦) Obrigada <3 Tente sim.

      Excluir
  10. Ficou super semi-realista! Comprou o album que sortuda você. Se eu pedisse dinheiro pra minha mãe (até porque eu não tenho) ela ia perguntar o motivo e se eu falasse que era pra comprar um album dessas bandas aí. Ela não iria gostar do jeito que ela é.

    Vou levar isso nas minhas aulas de artes. Não esse ano até porque agora é cenicas <--- É assim que se escreve? Bem, achei o tutorial bem facinho. Dificil é desenhar um desenho assim tão perfect.

    Kissus da Iza // ★*゚*☆*゚**゚*☆*゚*
    By || Hi Tokki 안녕하세요 맛있는 ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dependesse do meu pai, não teria nenhum álbum, haha.
      Acho que "cênicas" tem um acento circunflexo (≧▽≦), mas se escreve assim mesmo.
      ASDFGHJK Ah! Obrigada <3

      Excluir
  11. Faço aula de artes no meu colégio como matéria extra, mas confesso que não desenho nada, nem sei porque vou kkkkk o desenho ficou lindo, mas provavelmente se eu tentar vai ficar muito desfigurado, porque pra começar minha mão treme muito kkk.
    Você é muito boa :3

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, é sempre bom fazer uma matéria extra, principalmente se gosta. Ah! Obrigada <3 Tente. Minha mão também treme muito, sei como é difícil, mas é só pegar o jeito (≧▽≦)
      Obrigada <3

      Excluir
  12. Amei a sua técnica! EU também faço desenhos realistas, mas eu não me dou bem com lápis 6b e uso lápis normal mesmo e esfumo com o dedo. Dá super certo! To com um projeto de desenhar todos os membros do EXO desde 2013, mas até agora só fiz o Kai, o Kyungsoo e o Sehun haha preciso de paciência haha
    E sério que você comprou o EXODUS? Eu vou comprar os meus já já, só to esperando chegarem os pôsteres no estoque da loja de novo *-*

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Eu uso todos os lápis possíveis, asdfghjkl. Já desenhei todos eles <3 Mas é uma coisa que demoraria anos para fazer hoje em dia pela falta de tempo (≧▽≦)
      Siiiim <3 Queria ter a paciência de esperar para pegar com pôster, mas peguei sem mesmo, haha.

      Excluir
  13. SOCORR, EU TO DOIDA POR ESSE ÁLBUM Ç333Ç Faz o review sim, eu adoraria ler um post sobre ele u-u
    Gent do céu, essa foto do golden maknae é tudo de bom! Eu simplesmente amei esse tuto divo! Que lindo o desenho <3 Queria ter esse dom de saber desenhar bem ;333; Vou tentar aqui em casa, depois digo se consegui fazer esse efeito u-u

    s-cupid.blogspot.com (Stupid Cupid)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei <3
      Gente, Seungri está lindo demais, né? <3
      Haha, obrigada <3 Para saber desenhar é só ir treinando que logo, logo você aprende \o/ Tente sim <3

      Excluir
  14. Oie.
    Mostra sim heueheuehu, que inveja, eu querooooo.
    Ai que inveja ç.ç. Sério, eu sempre quis desenhar assim, todo mundo fala que desenho bem, mas nunca treinei mais para isso, morro de preguiça. E como leitora queria pedir pra você postar mais coisas assim, tipo de iniciante, ensinando desde o básico até aonde estiver afim, jenejwrejr.
    Ficou lindo, entendi como faz, vou ver se consigo 'u'
    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3
      Huehuehuehe (≧▽≦) Obrigada <3 Ah! Postarei. Já tenho os posts prontos.
      Tente sim, depois me diga se conseguiu 'u'

      Excluir
  15. Olá ! to bem sim obrigada por perguntar !.
    claro faça vou chamar de resenha ,okay ? do EXODUS
    ai mds que desenho lindo , que talento você tem.
    I'm Fernanda Souza | Espero sua visita

    ResponderExcluir