Pessoal: Vegetarianismo [?]

Olá, pessoal <3 Olha só quem voltou, eeeeeh. Acredito que eu tenha arrumado o probleminha nas minhas postagens, acho que era coisa do meu computador mesmo, haha. Estou reescrevendo todos os enormes posts que eu perdi agora 。゚(゚ノД`゚)゚。  Entre eles, este está, hehe.
Quem me segue desde quando o Monoceros era o Blog da Rafa, lá em 2012, me acompanhou neste processo de vegetarianismo. Acho que não tem ninguém dessa época aqui, né? Asdfghjk. Caso tiver, manifeste-se, hehe. Mas enfim, este mês comemoro 4 anos sem carne. Sou vegetariana há 4 anos e queria falar um pouco sobre o que vivi como vegetariana nesses anos. Vamos lá? <3
Bom, quero deixar bem claro que eu não tenho nada contra os onívoros. Se você come carne, OK. Não pretendo trazer ninguém para o lado do vegetarianismo com esse post, apenas queria mostrar como ter respeito a nós, o que não dizer a nós também e, principalmente, tirar algumas dúvidas.
As pessoas sempre pensam que, por você ser um vegetariano, você nunca se dará bem com pessoas que comem carne, mas, gente, isso não é verdade. Pessoas vegetarianas/veganas podem namorar pessoas que comem carne, podem ser da mesma família, podem ser melhores amigas e se darem muito bem, OK? <3

Primeiro de tudo, quero que saibam a diferença entre veganos e vegetarianos. Bom, uma pessoa vegetariana não come ovo, nem toma leite, como muitos acham que sim. Uma pessoa vegetariana não come nada animal, nem derivado. Uma pessoa vegana não come nada animal, nem derivado e nem usa coisas vindas de animais, como bolsas de couro, por exemplo. Eu sou uma ovolactovegetariana ou uma vegetariana ovo-lacta*. Isso quer dizer que eu não como carne, nenhum tipo, porém ainda como coisas como bolo, que necessita de leite, um derivado de animal. Deu pra entender?

Resuminho do bem <3
Onívoros: carne/peixe/leite e queijos/ovo e derivados/frutas e vegetais;
Vegetarianos ovo-lacto: leite e queijos/ovo e derivados/frutas e vegetais;
Vegetariano ovo: ovos e derivados/frutas e vegetais;
Vegetariano lacto: leite e queijos/frutas e vegetais;
Vegetariano/vegano: frutas e vegetais.

*As pessoas ovo-lactas podem ser chamadas simplesmente de vegetarianas, OK? Não há necessidade de falar esse nome gigante, haha.

---

Frases comuns
Essas são algumas das frases que eu recebo sempre que falo que sou vegetariana. Isso não se aplica apenas aos vegetarianos, mas também acontece aos veganos. Porém, como sou vegetariana, eu vou focar mais nas situações que eu passo.

Faz isso pra chamar atenção.
Gente, não asdfghjk Eu não tenho nem o que dizer sobre isso. A gente só não come carne, não é nada, só queremos paz e amor <3 Asdfghjkl

E hoje? Come um pedacinho só hoje.
Não perguntem uma coisa dessas, por favor. Deixem-nos comer o que quisermos <3

Mas e as proteínas?
Infelizmente, vou acabar com um dos maiores argumentos contra o vegetarianismo. Eu tenho mais proteínas e vitamina do complexo B do que a média dos onívoros '0' Adfghjh 
Quando você come muita carne e todos os dias da semana, isso acaba dificultando a absorção das proteínas e vitaminas da carne pelo seu organismo, ele não consegue absorver tudo quando se come demais. Por isso, se comer de pouquinho, ou coisas que possam substituir, seu organismo absorverá tudo e aproveitará mais. 

Você pode ficar doente.
Todos nós podemos ficar doentes.

Você consulta um nutricionista, né?
Claro, é importante consultar um nutricionista em caso de qualquer mudança alimentar.

Mas nem peixe?
Não.

E frango?
Também não.

E bacon?
Não.

Comer a vaca é diferente de comer um cachorro, por favor, né?
Pra mim não é, mas você pode continuar comendo, ué :v

Nossa, mas desde quando você se tornou tão radical?
Aasdfghjkljh Essa é impressionantemente a coisa que eu mais escuto. 

Você faz isso por causa da sua religião?
Não, não, faço por conta dos animais. Mas se você faz por conta da sua, OK <3 

Você já é magra, não precisa disso.
Muitas pessoas acham que vegetarianos querem perder peso cortando a carne, mas, na verdade, as comidas que eu como são facilmente digeridas, por isso eu sinto fome mais rápido, logo como mais, hehe.

Você não sente vontade de comer carne?
Não. Quando era menor, já não gostava de carne, principalmente a moída </3 Então, não senti falta. E não me lembro muito bem o gosto asdfghj, então, não me dá vontade.

O que você come se não pode carne?
Como de tudo, menos carne.

Entendo a dúvida da maioria das perguntas e frases, o problema é que grande parte não é inocente e as pessoas só perguntam para desmerecer nossa resposta. Poxa, a gente não se importa se vocês comem carne. Sim, há veganos e vegetarianos que fazem de tudo para seus amigos e parentes também seguirem o vegetarianismo, porém nem todos são assim. Então, se eu não tentei fazer você parar de comer carne, pra quê ficar desmerecendo minha dieta? E aqueles veganos/vegetarianos que estão em protestos, apenas procuram conscientizar todos do que comem. Parar de comer é uma escolha da pessoa, mas não nos culpe ou nos acuse de impor o vegetarianismo. Vamos semear o amor <3
---

Como eu decidi que seria vegetariana?
Em 2011, eu encontrei alguns posts que falavam sobre o vegetarianismo e porquê segui-lo, mais alguns vídeos de pintinhos tendo os bicos cerrados em uma indústria de produção de carne. Até aí, OK, conheci o vegetarianismo. Era uma época de crise na indústria da carne, porque várias carnes estavam infectadas com alguma doença, se eu não me engano, e isso fez o preço aumentar horrores, então, o vegetarianismo estava sendo mais divulgado do que nunca.
Meu pai também conheceu assim e na mesma época, começou a pesquisar mais vídeos como aquele e estudar o assunto. Então, no começo de 2012, ele começou a reduzir o tanto de carne que comia e eu achei isso muito legal, também queria e comecei a pesquisar sobre o assunto. Depois de muito ter me informado, falei para minha mãe que pretendia virar vegetariana. Precisava da aprovação dela, porque era muito novinha e não podia cozinhar, tinha apenas 11 anos. Eu sei que tive muita sorte, pois ela me escutou e me apoiou com isso. Ela passou a pesquisar várias receitas que ajudariam a substituir a carne e tudo mais.
Minha mãe foi mega compreensiva e eu sei que tem muita gente que é novinho, porém quer se tornar vegetariano e os pais não deixam, sei que tive muita sorte e amo demais minha mãe e meu pai por isso <3 

Meu pai, atualmente, tenta se tornar vegetariano e não comer nada derivado, está parando aos poucos. Já minha mãe, nunca deixou de ser onívora, mas respeita muito nossa escolha.

Quando eu parei de comer carne?
Depois que eu decidi que seria vegetariana ovo-lacta, minha mãe começou a cortar a carne, que eu já não gostava muito, e estava muito feliz com isso, hehe. Mais ou menos em Outubro de 2012, fui em uma festa de aniversário e recusei o primeiro pedaço de carne, expressando como motivo o meu vegetarianismo. A partir deste dia, nunca mais comi carne e sou muito feliz assim <3
---

F.A.Q
Preparei algumas perguntinhas sobre o assunto para quem tem dúvida e/ou quer se tornar vegetariano. Se sua dúvida não estiver aqui, por favor, faça nos comentários que eu responderei.

Por que se tornar vegetariano?
O principal motivo pela qual eu sou vegetariana é a causa animal. O modo como os animais são tratados durante a vida inteira, quando dão o azar de nascer em um abatedouro/indústria de carne, é realmente cruel. E muitos acabam morrendo de doenças, principalmente depressão e loucura. Pesquisem vídeos se quiserem aprofundamento no assunto.
Este é o meu motivo, porém há varias pesquisas que mostram o tanto de benefícios de saúde que ser vegetariano proporciona, como: menos riscos de problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer, segundo a ONU.

Como parar de comer carne?
Primeiro de tudo, consulte um nutricionista, de preferência que também seja vegetariano ou aceite esta ideia. Eu não fiz isso logo de primeira, só fui em um nutricionista depois de um tempo por falta de dinheiro, mas é arriscado, não façam dieta alguma sem consultar um nutricionista antes, viu?
O nutricionista vai, provavelmente, te passar uma lista de alimentos que substituam proteínas animais e vitaminas do complexo B. Mas não corte a carne logo do começo. Vá cortando por tipos, se você come carne todos os dias, ou diminua a frequência com a qual você come durante a semana. Por exemplo, coma agora somente carne de frango, ou somente carne de peixe, e vá diminuindo até não comer mais tipo algum. Ou coma carne somente de segunda-feira e quarta-feira.

Onde encontrar receitas?
A maioria das receitas que usamos aqui em casa vêm todas do canal Presunto Vegetariano (www). Todas as receitas dela são maravilhosas <3 Recomendo muito. Vale até visitar se você não é e nem pretende ser vegetariano, só para comer algo novo e bom.

As coisas são caras?
Na verdade, não. Ser vegetariano até é mais barato considerando o preço da carne hoje em dia. E também, você estará retirando um item da sua lista. É uma dieta que não lhe custará mais do que  uma dieta que envolve carne.

As comidas são gostosas?
Me perguntam muito isso, asdfghj. Mas acho que é muito pessoal. Quando eu me tornei vegetariana, estava com medo de não gostar de nada, porém, foi por conta dessa dieta que eu conheci minhas comidas favoritas <3 Não tenham medo de experimentar. Alguns pratos têm cara feia, mas não julguem pela aparência, hehe.


---


Eu sei que o ser humano é um animal onívoro. Nosso sistema digestório é preparado com enzimas que quebram tanto os alimentos vegetais, quanto as carnes. Porém ele também pode ser um animal vegetariano, diferente de ser carnívoro. O ser humano não tem condição para isso, morrerá em poucas semanas sendo carnívoro. 
Na verdade, comer carne é um coisa muito mais cultural, do que essencial para a sobrevivência humana. Tudo é motivo para churrasco, haha. Toda comemoração envolve carne. Carne não é uma coisa que necessitamos para a sobrevivência, somos evoluídos o bastante para substituí-la. 
Mas, claro, há pessoas que não têm condição pelo seu estado clínico para aderir a essa dieta. Então, ressalto, consulte um nutricionista e faça exames de sangue para ver se está tudo ok contigo, viu? 
  
Bom, gente, eu acho que é isso. Desculpem-me pelo post giganteeesco, haha. Queria fazer um vídeo sobre o tema, pois sei que é muito mais fácil escutar do que ler, porém eu sou melhor com as palavras escritas e sou muito tímida, haha. Talvez outro dia, abracinho <3

3 comentários:

  1. Oi!
    Achei essa postagem interessante. Nunca pensei em ser vegetariana, por causa do churrasco, linguiça e presunto.
    Uma pergunta que eu sempre quis saber, é se vegetariano come peixe lasifgLWIUKFD
    Sobre veganos, eu já sabia, mas isso de vegetariano lacto e mais sei lá o que, eu não tinha nem ideia.
    Eu tenho uma prima que tem muita vontade de ser vegetariana, mas ela sempre fala que quando decide ser, seu pai faz churrasco e ela não resiste, além de que ela acha que "coisas" pra vegetariano são caras.
    Gostei bastante da sua postagem, mas prefiro ser onívora ^^^
    mallow-mars.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oláaa!
    Eu achei essa postagem extremamente interessante, porque eu queria muito me tornar vegetariana, mas meus pais não aprovaram, e como eu dependo da minha mãe para preparar os alimentos, sem chances. E também porque, infelizmente, eu adoro carne. A maioria das minhas comidas favoritas vão carne, então... É realmente uma pena, mas eu vou tentar perguntar para eles de novo sobre isso e vou fazer um esforço pra isso dar certo. Esse post me tirou umas dúvidas importantes que eu tinha sobre o assunto, principalmente sobre a diferença de cada um. Se eu fosse me tornar vegetariana, acho que só conseguiria ser ovo-lacto, pois eu sou obcecada por queijo, acho que coloco queijo em tudo, sério. Mas eu realmente queria fazer um esforço a mais.

    Ótimo post!
    Beijos ♥~~
    {petit ~ flowers}

    ResponderExcluir
  3. Olá, realmente eu prefiro comer de tudo mesmo haha' do que tirar a carne (não, não como carne todo dia, as vezes fico uma semana sem comer carne). Li toda a sua postagem e achei bem interessante e me deu uma vontade de expor minha opinião aqui, não fique com raiva kkk'

    Acho que pode até ser uma boa idéia se sentir bem comendo apenas tudo menos carne, mas eu tenho uma amiga minha que começo de 2016 ela começou a ser Vegana. Não comia nada! Nem leite nem ovos nem iogurte nem nada co lactose ou etc... Daí acho que em outubro (se não me engano) uma vez eu fui almoçar com ela e ela tinha pegado um pedaço de carne e eu e a irmã dela ficamos tipo... (?) Você está doida amigah? E ela disse que o médico mandou ela comer um pouco de carne para repor o sangue porque ela estava com anemia :) Acho que ela não fez do modo correto.

    Eu gosto muito de vegetais haha <3 Tem vezes que só como isso por meses (mas tirar por completo a carne da minha vida não dá), o povo daqui de Manaus tem a cultura de comer 5kg de carne por dia (hipérbola) e encher de sal, aí o povo fica doentão e não sabe porque depois T3T Isso já é idiotice para mim haha' Tem que comer NORMAL!

    Enfim, acho legalzinho essa idéia, não seguiria o vegetarianismo nem se me pagassem. Claro que não gosto muito até porque acho que se os animais são mortos vamos pelo menos comer tudo sem deixar nada. Não tento trazer ninguém para ser onívoro e também não acho que ninguém queira chamar atenção tirando a carne da dieta até porque é só uma carne que você tirou da dieta, não tá matando ninguém kkk' E cada um faz o que quer da vida, né? Só temos opiniões diferentes :) Que nem religiões :)

    Tia das Galáxias - visite

    ResponderExcluir